domingo, 23 de dezembro de 2007

Metabolismo humano após 3 dias sem comer

Efeito de três dias de jejum - gordura regional e uso de glicose – sobre o músculo e tecido de armazenamento de gordura.
.
É comum nos dias atuais escutar um indivíduo dizer “vou parar de comer por alguns dias para perder um pesinho”, ou, uma menina que se convence dizendo “não estou com vontade de comer” por medo de engordar e acaba tornando-se anoréxica. Jejum, jejum, jejum... É uma pena de que a saída sempre foi essa, raramente pensa-se em um bom exercício saudável com idéia de perder a gordura da superfície. Mas será que já pararam para pensar por que o músculo não se sobressai já que a gordura superficial foi queimada?
.
Uma resposta possível está na curiosa experiência feita recentemente na Dinamarca pelos pesquisadores: J. Gjedsted, L. C. Gormsen, S. Nielsen, O. Schmitz, C. B. Djurhuus, S. Keiding, H. Ørskov, E. Tønnesen e N. Møller.
.
Vários cientistas estudaram e estudam o efeito de restrição de dieta no ser humano. Sabe-se que no jejum, o uso de gordura aumenta consideravelmente em decremento do uso de carboidrato (açúcar e outras fontes de glicose), e, por isso usamos o jejum como fonte para emagrecer. Um mecanismo que acontece no corpo é a resistência à insulina – sim, é a mesma insulina que se escuta no dia-a-dia associando-se a diabete, mas na realidade insulina é um hormônio comum no indivíduo, e ela age na regulação energética quando açúcar (glicose) predomina no nosso corpo ajudando o uso dessa glicose para produzir ou energia ou glicogênio (reserva). Com a resistência à insulina a entrada de glicose na célula diminui e conseqüente uso dela também diminui, assim a célula passa a usar a gordura como energia principal. Tudo isso é no geral em corpo como um todo: no geral a gordura é usada, no geral há resistência de insulina, e, repetindo, no geral o uso de glicose diminui.
.
O legal da experiência dos cientistas citada anteriormente é a especificidade, a experiência mediu-se a diferença de alguns pontos do corpo humano na queima de gordura e chegou em um resultado mostrando que de fato há diferença na queima. Mediu-se a taxa de uso de gordura no braço e perna em diferentes porções, músculo e em baixo da pele, assim como o uso de gordura na barriga. Resultado: a gordura usada é a que está nos músculos e em menor quantidade, a de barriga, mas há pouca contribuição da gordura de baixo da pele.
.
Enfim, a resposta da indagação do primeiro parágrafo é essa, nosso corpo continua “mole” por causa da gordura superficial não desaparecer tão fácil (minhas condolências), a gordura usada é principalmente a do músculo e assim é que nos emagrecemos com jejum.
.
Autor da resenha:
Yuho Matsumoto (06/97923) 3o semestre de Medicina

3 comentários:

Carlos Bozenildo disse...

Perfeito! Estava procurando algo sobre isso. Eu estou com uma dúvida, não acho possível mas...Você é o Yuho que estudou no Rio Branco? Se for, é o CArlos! Que toca violão... Saudades de você!

Carlos Bozenildo disse...

Perfeito! Estava procurando algo sobre isso. Eu estou com uma dúvida, não acho possível mas...Você é o Yuho que estudou no Rio Branco? Se for, é o CArlos! Que toca violão... Saudades de você!

Unknown disse...

Sim, entendo que a gordura que será utilizada primeiramente seja a dos músculos, mas os benefícios obtidos em se desintoxicar o nosso organismo, com certeza deve ser considerado, sendo assim o que importa qual gordura será eliminada?