sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rank do Brasil em ENG e MAT (em CpP)

Olá,
O gráfico acima mostra a coloção das publicações do Brasil em matemática (Mat) e engenharia (Eng) no rank mundial em citações por paper (CpP). Observem que o Brasil vai perdendo posições ao longo dos anos. Em 1997 estava em 13o e 25o lugares em Mat e Eng, respectivamente. Cai para o 30o lugar nas duas áreas do saber. Foram ranqueados apenas países com pelo menos 500 publicações por ano em Mat ou Eng.
.
A fonte dos dados foi a base Scimago, da Scopus.

2 comentários:

Leonardo RAX de Menezes disse...

Eu não tinha visto isto.

Acredito que estas informações são muito importantes, eu mesmo acreditava que estavamos melhorando com relação ao número.

Mas é o contrário

Saudações

Rafael Ribeiro disse...

Olá,
A redução na produção de papers nessas áreas também me assustou. É um dado bastante relevante.
Meus parabéns para o blog.
Também tenho um blog de divulgação científica. O endereço é:
www.imperativocientifico.blogspot.com

Abraço!