Caro Marcelo,
,
A Chapa 72 - UnBViva - tem muita satisfação em apresentar em nossa página ( www.unbviva.com.br ) todo um conjunto de propostas e projetos concretos para a melhoria do ensino de graduação. Mas começaríamos dizendo que ao tempo em fomos do Decanato de Ensino de Graduação, criamos uma comissão formada por professores e estudantes, representantes da Câmara de Ensino de Graduação, para supervisionar a qualidade das aulas e para ouvir as inúmeras queixas que vinham dos estudantes, muitas vezes sem condições de enfrentar o poderio dos maus professores que se unem para cercear direitos.
.
Tínhamos consciência de várias injustiças e irregularidades que ocorriam no andamento das aulas e essa comissão funcionava como uma espécie de ouvidoria discente. Diante do bom êxito conseguido àquela época, pretendemos restaurar a comissão da qualidade do ensino na UnB e dar mais respaldo institucional para resolver questões emergenciais e supervisionar o andamento das aulas.
,
Além desta medida para combater a chamada “picaretagem” de maus professores, apresentamos uma proposta inovadora para o redesenho curricular de graduação, para que possam ser integralizadas diversas experiências acadêmicas como monitorias, estágios, participação em consultorias juniores, intercâmbios nacionais e internacionais, grupos de estudo e muitas outras possibilidades fora da grade de disciplinas, na formação do estudante. Com isso, daríamos uma grande flexibilidade e abriríamos um campo vasto de oportunidades de estudos e de formação para a carreira do estudante.
.
Nessa linha de preocupações criamos e disponibilizamos em nossa página os projetos “Universidade Integrada”, para valorizar a experiência de ensino em situações práticas, junto a comunidades do DF e contando com todos os campi da UnB, e “Programa Interdisciplinar de Graduação” que apresenta uma proposta inovadora para propiciar a articulação e a interdisciplinaridade entre diferentes saberes, apoiado na idéia de Questões Geradoras, próxima ao que o Blog do Marcelo Hermes comenta como o Problem-Based learning.
.
Finalmente, temos um conjunto de ações para melhorar a qualidade e a integração dos estudantes da UnB, a partir do desenvolvimento de estratégias combinadas entre a pesquisa, o ensino e a extensão, na Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino de Graduação, juntamente com maior facilidade de acesso às disciplinas e aos recursos provenientes dos estudantes.
.
Mas tudo isso deverá ser precedido por amplas reformas nos espaços físicos e nas salas de aulas e laboratórios e com a ampliação das bolsas de manutenção, trabalho, estágio e monitoria, em quantidade e valor, para garantir a permanência do estudante. Em resumo, o ensino de graduação terá a atenção e o carinho máximo em nossa administração.
.
Contamos com você para isso.
.
Um forte abraço
Michelangelo Trigueiro
Chapa 72 - UnBViva
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário