segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O DEBATE (2) - Resposta de Michelangelo

Prezado Marcelo,
.
A segurança das pessoas será uma prioridade em nossa gestão. A iluminação do campus será um dos instrumentos principais para se garantir a segurança pessoal e evitar a violência. A limpeza relaciona-se à segurança e proteção da saúde humana. O lixo espalhado pelo chão e os banheiros sujos refletem um comportamento que se tornou hábito em nossa universidade. E para mudar hábitos são necessários vontade, persistência e um tempo relativamente longo.
.
Assim as ações concretas que propomos são as seguintes: 1) executar a completa renovação dos banheiros e estabelecer um cronograma de verificação semestral e manutenção, 2) manter um canal aberto com o setor de manutenção e limpeza para que os funcionários saibam o que se espera deles quanto à limpeza dos banheiros e outros locais, 3) dar início a uma campanha educativa agressiva contínua – que se projete além do tempo de mandato do reitor - contra ações que danifiquem ou sujem os ambientes da Universidade, 4) promover a valorização do e respeito ao funcionário da limpeza 5) fortalecer o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) para que este possa atuar efetivamente com programas que eduquem, mas que também coibam atos de vandalismo.
.
Quanto aos lixos químicos, radioativos e material biológico, atualmente existem a Comissão para Gestão de Resíduos Químicos e a Comissão Permanente de Radioproteção para gerenciar os resíduos químicos e rejeitos radioativos, respectivamente. Não existe uma Comissão para gerenciar o descarte de material biológico. Propomos fazer um estudo do trabalho executado por essas Comissões para que possamos otimizar suas ações e avaliar a possibilidade de fundí-las em uma estrutura só para cuidar de resíduos químicos, radioativos e biológicos. A Universidade de Brasília possui um depósito provisório de rejeitos radioativos (algo que poucas universidades brasileiras possuem). Pretendemos avançar nos modos de lidar com o resíduo químico (sólido ou líquido) e dar apoio à implementação do tratamento destes, o que seria de grande valor para a Universidade e o meio ambiente.
.
A UnB que ser um local para dar exemplo para a nossa cidade. Limpeza - e cuidado com o meio ambiente - é um deles.
.
UnBViva - Chapa 72

Nenhum comentário: