sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O DEBATE (3) - Resposta de Pimentel

Prezado Marcelo
.
Em primeiro lugar, precisamos evitar generalizações.
.
É evidente que existe, entre os docentes, níveis diferentes de comprometimento com a Universidade e suas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. Mas também considero que uma boa administração não pode nem deve promover caça às bruxas contra aqueles que, por algum motivo, não estão tendo oportunidade de ter uma carreira acadêmica de destaque.
.
Um dos projetos da Chapa 73, Compromisso com a UnB, é implantar o Núcleo de Apoio ao Professor, que será responsável por criar programas de formação continuada para oferecer oportunidades de atualização a todos os docentes e promoverá diferentes atividades pedagógicas, que conduzam ao aperfeiçoamento e à atualização constante dos professores. O Núcleo também oferecerá efetivo apoio operacional ao docente em sala de aula e assessoria na produção de material didático, bem como acesso a novas técnicas de ensino.
.
Outra forma de auxiliar os docentes a melhorarem a qualidade do conteúdo de suas aulas é criar e implantar o Fórum de Graduação, reunião anual de avaliação de cursos, envolvendo professores, estudantes, coordenadores de cursos e diretores de unidades. Com isso, queremos promover avaliação e retroalimentação do sistema de ensino, possibilitando as trocas de experiências inovadoras e eficientes. Desse fórum, espera-se que crie mecanismos e instrumentos de acompanhamento e avaliação permanente das atividades didáticas e pedagógicas.
.
Consideramos que não há "picaretagem" por parte dos professores, mas, talvez, pouco preparo para a atividade docente. Pretendemos estimular o fim desse círculo vicioso envolvendo os doutorandos e mestrandos no processo ensino-aprendizagem, apoiando a atividade docente e convivendo com a rotina de sala de aula. Há outras medidas a serem tomadas, como tornar o estudante o agente central no processo ensino-aprendizagem. Confira mais detalhes da nossa proposta para o Ensino de Graduação no link abaixo:
..
http://compromissocomaunb.blogspot.com/2008/09/compromisso-com-o-ensino.html.
.,
Abraços
Márcio Pimentel
Chapa 73

Nenhum comentário: