quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Diabetes tipo II - The New York Times


O Guia de Saúde do site do The New York Times trouxe uma matéria especial para aqueles que enfrentem um afecção crônica e cada vez mais comum: a diabetes tipo II.

Relacionada com alterações no uso normal pela insulina no corpo, a diabetes tipo II cursa com eventos relacionados á alteração no metabolismo normal da glicose, sendo a sua devida interiorização celular prejudicada pelo funcionamento anormal da secreção de insulina. Tendo relação com vários fatores ambientais (herança multi-fatorial), a diabetes tipo II é foco de grande atenção para se identificar onde, como e quando as intervenções em estilo de vida e dieta são recomendáveis, necessárias e efetivas.

É justamente sobre esses aspectos que versa a reportagem do Times. Trazendo uma explicação rápida e de fácil entendimento, a reportagem fala das causas da afecção, sintomas, exames para identificação da doença e principais complicações decorrentes dos níveis alterados de glicose no sangue. Além disso (e talvez o mais importante), ainda há o tratamento aconselhado, que tem alta contribuição das atitudes do próprio paciente. Começando pelo mais básico – o próprio processo de informação do paciente-, mostra-se que é possível ter-se um bom nível de vida mesmo com diabetes, e que mudanças no estilo de vida e aprendizado sobre a doença são fundamentais.

Na mesma reportagem, ainda há os relatos de 6 pessoas que convivem com os problemas da doença e com as soluções encontradas para eles. Vale a pena ver, tanto para aqueles que enfrentam o diagnóstico de já ter a doença quanto para aqueles que querem ver um pouco mais de perto esse universo tão diferente e tão próximo de nós.

Links:

The New York Times (reportagem escrita)

http://health.nytimes.com/health/guides/disease/type-2-diabetes/overview.html?WT.z_gsac=1

The New York Times (relatos de pacientes)

Nenhum comentário: